Espero que gostem da passarada e do blog :)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Principios para uma boa Germinação


O QUE É A GERMINAÇÃO ?











































Chama-mos de germinação ao inicio do processo de brotação da semente sob condições adequadas, isto é, uma nova planta será formada.
Todas as sementes em bom estado podem ser germinadas, desde que submetidas a condições adequadas de temperatura e húmidade, variando estas de semente para semente.

Na germinação a semente, independe de nutrientes externos utilizando os seus próprios recursos para formar uma nova planta.
A partir deste ponto a raíz formada vai buscar recursos externos para continuar o seu desenvolvimento, no início do processo de germinação todos os recursos da semente são concentrados no broto que se forma, demodo a gerar uma nova vida forte e resistente. Neste exato momento, a semente germinada concentrará todos os nutrientes, transformando-se em uma das melhores fontes de alimento disponíveis na natureza.
As sementes germinadas são macias, altamente digestíveis, palatáveis e muito nutritivas.
São especiais para os filhotes dos nossos pássaros que, assim que separados dos pais têm dificuldades de quebrar as sementes, com casca bem mais duras.
VANTAGENS DOS BROTOS GERMINADOS

-São tenras, fazendo com que os filhotes se alimentem mais e iniciem mais cedo a ingestão de sementes, essenciais ao seu pleno desenvolvimento. Tornam-se independentes mais cedo, reduzindo o índice de mortes após a separação dos pais.

-Apresentam alta digestibilidade, sendo muito ricas em vitamínas, carboidratos e proteínas. Quando germinadas por periodo um pouco maior são importante fonte de alimento verde, com suas vitamínas e carotenóides, que podem ajudar na formação de algumas variedades de lipócromo.
-São muito palatáveis e atractivas para os pássaros, aumentando o apetite, melhorando a diversidade de sua alimentação, proporcionando desta forma mais saúde para o plantel.

-Com a germinação das sementes há uma multiplicação da qoantidade de alimento oferecidos, reduzindo-se assim o seu custo.


QUE SEMENTES GERMINAR ?


- TRIGO , NABÃO , GRÃOS DE TRIGO,
COLZA E PARRILHA.


Outras sementes podem ser germinadas, dependendo do estado do grão, bem como das condições climáticas do ambiente de germinação. Durante a germinação, as sementes utilizam os lipídeos disponíveis,transformando-os em energia para gerar o broto, concentrando as proteínas.


COMO DEVO GERMINAR AS SEMENTES ?


Provocar a germinação das sementes é muito fácil, basta deixá-las de molho nas primeiras 24h, depois mantê-las húmidas até que germinem, o que dependendo do tipo de semente pode variar de 48h a 72h.

No primeiro estágio,durante as primeiras 24h é importante manter as sementes em imersão em água limpa, acrescida de um anti-fúngico, trocando-se a água algumas vezes ao longo do dia(pelo menos três vezes) , para eliminar os ríscos de fungos ou fermentação das sementes.

Após esta etapa, devemos lavar rigorosamente as sementes para eliminar os resíduos do produto adicíonado á água, e deixá-las em repouso sobre uma peneíra coberta por um pano molhado, de modo a manter a húmidade ao longo do dia, estas sementes deverão ser molhadas algumas vezes de modo a que fíquem sempre húmidas.

A partir daí basta manter a húmidade e aguardar que as sementes germínem, quando aparecem pequenos brotos, quando estes atíngirem o ponto desejado, novamente após vigorosa lavagem com água limpa, deverão ser servidas aos pássaros.
Dependendo da semente e da temperatura do ambiente, o tempo dos brotos germinarem pode variar um pouco.

Quanto mais tempo de germinação, mais matéria verde se obtém e, é menor o teor de proteína da semente germinada. A decisão de quando as sementes devem ser servidas aos pássaros depende do críador e deve ser tomada em função das necessídades de alímentação do plantel e da açeitação pelos canários.


QUAIS OS RÍSCOS DA GERMINAÇÃO

A germinção, se não tratada adequadamente, apresenta ríscos de contamínação por fungos e da fermentação das sementes , conforme comentado em címa, altamente prejudícial aos pássaros.

A água utilizada na prímeira etapa do processo deverá ser trocada pelo menos tês vezes durante o dia e deverá conter um antí-fúngico, com isto, práticamente se elíminará a possíbilidade de formação de fungos, mantendo as sementes saudáveis.

O rígor na lavagem é muito importante em todas as etapas do processo de modo a reduzir os ríscos e garantir a qualídade das sementes germinadas.

CONCLUSÃO:::

A inclusão das sementes germínadas na críação de canários diversifica a alímentação e melhora os resultados quantitativos da críação , diminuindo as mortes prematuras de fílhotes após a separação dos pais, contibui também para a formação de fílhotes mais fortes, reduz aínda o custo final de alímentação e por fim proporciona mais saúde ao plantel.


Um comentário:

  1. Espero que exclareça o que é a germinação e todos os efeitos que esta têm nos canários

    ResponderExcluir

Avixira2010->1ºclass.Fife Fancy Melânico Nevado nrª20 BZ015

Avixira2010->2ºclass.Fife Fancy Melânico Intensivo nrª146/134/143/13 BZ015

Avixira2010->1ºclass.Fife Fancy Melânico Intensivo nrª73/22/77/18 BZ015

Avixira2010->2ºclass.Fife Fancy Fundo Branco nrª202 BZ015

Videos dos meus Fifes 2009

Videos dos meus FiFes 2009

Videos dos meus Fifes 2009

65ª Campeonato Nacional de Ornitologia - Entroncamento 2010

71ª Exposição Internacional de Reggio Emilia | Itália 2011

Avixira 2010 - 1º Campeonato Ornitológico Internacional C.O.M Vila Franca de Xira

Avisan 2010

INTERNACIONAL AVIXIRA 2011

AVIXIRA 2008

Postagens populares



F.O.N.P.

C.O.M.

C.O.M.P

F.P.O.

F.O.P.

F.O.I

FOCDE

F.O.B

Colégio De Juizes De Ornitòfilia

Colégio De Juizes De Ornitòfilia

COLÉGIO NACIONAL DE JUÍZES

COLÉGIO NACIONAL DE JUÍZES

Arlequim Portugues

Mosaico Clube de Portugal

Gloster Clube de Portugal

ITA

BORDER and FIFE Club Deutschland

SOCIEDADE PORTUGUESA DO ONDULADO


avesdeportugal.info

Produtos para Canários...




FEEDJIT

63ºCAMPEONATO MUNDIAL

62ºCAMPEONATO MUNDIAL

61ºCampeonato Mundial

61ºCampeonato Mundial

60ºCAMPEONATO MUNDIAL

59ºCAMPEONATO MUNDIAL

58ºCAMPEONATO MUNDIAL

58ºCAMPEONATO MUNDIAL DE ORNITOLOGIA- MATOSINHOS 2010

57ºCAMPEONATO MUNDIAL