DOENÇAS
Os Canários, como qualquer ser vivo, estão expostos a doenças; no entanto, se forem bem tratádas não são especialmente sensíveis a elas. Geralmente as doenças levam mais tempo a evoluir do que a curar, Os canários mais velhos e os mais jovens são os que estão mais expostos a doenças na altura da mudança das penas. Mais do que em qualquer outro período, os pássaros, deverão evitar as correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Devem manter-se de preferência a uma temperatura maís baixa e uniforme.
Alguns pássaros podem também vir a falecer por ataque cardíaco; por obesidade; por stress e por grande quantidade de aves num mesmo viveiro, etc...
As doenças fazem com que o nosso passarinho perca a vivacidade, ficando muito quieto, como que inchado, com as penas abertas e os olhos sem brilho. Também uma gordura ou magreza excessivas; o abdômen muito encolhido ou distendido; as penas do pescoço sujas ou as narinas a supurar são síntomas certos de doenças.
Um pássaro doente assenta sempre só uma pata quando dorme, enquanto um pássaro saúdavel dorme sobre as duas patas, se ele dormir constantemente sobre só uma pata, pode considerar-se como um primeiro aviso, pois trata-se de um síntoma que aparece sempre antes de os se manifestarem ( Na prática é muito difícil dizer com segurança qual a doença de que o pássaro sofre).
Os pássaros doentes devem ser isolados imediatamente e por sua vez as gaiolas devem de ser bem desinfetadas.
Os síntomas de cerca de 30 doenças diferentes, são muitas das vezes bastante parecidos, tornando-se assim difícil a sua definíção; logo o tratamento terá de ser geral.
Um pássaro doente deverá ter tratamento imediato, mesmo que apenas se notem sintomas insignificantes, isto é, o ataque rápido á doença pode muitas vezes salvar a sua vída, que em muitos casos 24h depois estaria perdida.
No mercado existem medicamentos para vários tipos de doença.
Os pássaros que estiverem sob tratamento antibiótico deverão, nesse periodo, ser-lhes dado mais suplementos vitaminicos;dado que os antibióticos destrõem a flora bacteriológica dos intestinos. É de recordar que o tratamento deve ter a durabilidade de 3 a 5 dias seguindo-se depois as vitaminas, também não se deve misturar tratamentos junto com suplementos nem vitaminas.
De seguida apresento o índice das principais doenças:
ÁCAROS NAS PENAS
CAUSAS: Parasita Syrongophilus Bicectina.
É normal a ave ter alguns piolhos brancos/amarelados; que não são de forma alguma visiveis, pois são residentes naturais, que inclusive são benéficos para os canários, pois removem determinadas bactérias da pele das aves.Mas isto é em pequena quantidade, nem da-mos quase por ver o canário a "coçar-se".
SÍNTOMAS: As penas apresentam-se caídas e é possivel percebe-los como pequenos traços escuros entre as bárbulas. Para veríficar se a ave está sendo atacada por Ácaros, pegue-a e observe com a asa aberta contra a luz.
TRATAMENTO: Pegue a ave, abra a asa e pulverize uma ou duas vezes com inseticida de peritina a uma distância de 30 cm. Depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas.
ÁCAROS VERMELHOS
CAUSAS: Parasita Dermanysus Gallinea.
Estes parasitas causam grandes problemas na reprodução, são também chamados de "piolhos vermelhinhos", só apresentam esta cor quando estão cheios de sangue, caso contrário a sua cor é pardo-acizentada.
SÍNTOMAS: Estes ácaros de dia escondem-se nas ranhuras dos poleiros; molas das portas e buracos de parede ou tecto, ataca as aves de noite e faz com que estas não parem de se bicar ao tentaren tírar os ácaros.
TRATAMENTO: Pulverize poleiros, molas e paredes com um inseticida á base de peritina.
Depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas.
ACARÍASE RESPIRATÓRIA
CAUSAS: Ataque do ácaro "Stermostoma Tracheaculum", nas vías respiratórias. As exposições, trocas e compra de aves são as príncipais causas pela instalação da doença no canaríl.
SÍNTOMAS: Respiração penosa, ofegante, tosses, plumagens desalinhada, emagrecimento da ave, abertura do bico sincronizado com os movimentos respiratórios.
TRATAMENTO: Isolar a ave, desinfetar todo o canaríl e aplicar o antibiótico adequado para este caso.Depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas.
ASMA
CAUSAS: Poeira, friagem, alimentos condimentados, gaiolas sujas, mudanças no clima e má ventilação do canaríl.
SÍNTOMAS: Respiração difícil acesso asmático frequente e ofegante. Em casos muito graves provoca imobilidade, olhos entre-abertos, penas soltas e respiração intermitente com emissão de pequenos gemidos.
TRATAMENTO: Eliminar o frio, vento, poeira, húmidade e colocar a ave num sítio com temperaturas mais estáveis (mínimo dos mínimos 15ºc, de seguida administrar o antibiótico adequado para este caso.Depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas.
BRONQUITE OU TRANQUEITE
CAUSAS: Correntes de ar, aves em local onde o ar não se encontra perfeitamente renovado, bruscas mudanças de temperatura.
SÍNTOMAS: A ave perde o apetite, narinas obstruídas, bico aberto, rouquidão e catarro, a ave neste estado não canta e fica agitada.
TRATAMENTOS: Colocar a ave num sítio com temperaturas mais estáveis e administrar o antibiótico adequado para este caso, depois do tratamento deve-se fornecer á ave sobretudo vitaminas A e D.
COCCIDÍOSE
CAUSAS: Alimentos e água contamínados pelas fezes ou salíva de outras aves doentes.
SÍNTOMAS: Cansaço, sede continua, o osso do peito (esterno) fíca salíente, fezesaquosas,emagrecimento, diarreia e desidratação.Esta doença não têm cura ;segundo o que dizem; ela atínge principalmente o íntestino delgado e os "cecos" em especíal dos fílhotes provocando hemorragias.
TRATAMENTO: Administrar o antíbiótico adequado para este caso "COCCIDIOSE" e depois de acabar a tratamento deve-se fornecer vitaminas, esencialmenta, vítamina K .
OBSTIPAÇÃO E PRISÃO DE VENTRE
CAUSAS: Falta de variedade de alimentos fornecidos á sua ave.
SÍNTOMAS: Esforço da ave acompanhado de movimentos e sacudidelas, ventre inchado, fezes duras, cloaca inchada e vermelha.
TRATAMENTO: Pingar a cloaca com azeite duas vezes ao dia e também fornecer o antíbiótico adequado para este caso. Pode também fornecer verduras, frutas e vítaminas.
CORIZA
CAUSAS: Bruscas mudanças clímáticas, aves em locais húmidos, aves mal alimentadas e falta de vítamina C .
SÍNTOMAS: Corrimento nasal, tosse, respíração difícil, mucosa congestionada, falta de vivacidade e anoréxia .
TRATAMENTO:Administrar o antibiótico adequado para este caso (á base de penincilina ou estreptomicina, depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas.
DIARREIA
CAUSAS: Má alimentação, alimentos azedos ou deteriorados e água suja.
SÍNTOMAS: Fezes líquidas de cor "amarela-esverdeada", falta de apetíte, emagrecimento e ânus inflamado.
TRATAMENTO: Corte as penas do traseiro, compre na farmácia "terricíl" e passe com um desinfetante (betádine ou água oxigenada) no ânus da ave e de seguida coloque o terricíl.
Administrar o antíbiótico adequado para este caso"diarréias"e depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas.
ENTÉRITE
CAUSAS: Inflamação dos íntestinos; uma das príncipais causas de morte dos filhotes no nínho.
SÍNTOMAS: Diarreia, plumas da cloaca sujas pelas fezes, abdômen duro e emagrecimento da ave.
TRATAMENTO: Administrar o antíbiótico adequado para este caso"entérite" e depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas ,sobretudo, vítaminas A e D, deve-se ainda eliminar todas as verduras.
HEPÁTITE
CAUSAS: Inflamação do fígado proveniente do excesso de alímentos gordurosos.
SÍNTOMAS:Dilatação do baço,sonolência, perda de apetíte,fezes líquidas e tendência para lutas
TRATAMENTO: Administrar a antíbiótico adequado para este caso "hepatite", depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas , deve-se ainda fornecer comida fresca como por exemplo: verduras , fruta e cenoura.
PARASÍTOSE ÍNTERNA e EXTERNA
PARASÍTOSE ÍNTERNA: A sua causa é a falta de hígiene,causando síntomas taís como: queda de penas, emagrecimento, aparência anêmica e patas brancas.
PARASÍTOSE EXTERNA: A sua causa é os parasítas no estômago e nos íntestinos transmitidos por fezes contaminadas, causando síntomas taís como: o emagrecimento e uma elevada mortalídade.
TRATAMENTO: é similar para as duas sítuações, neste caso deve-se administrar um antíbiótico " Anti-Vermes", depois do tratamento deve-se fornecer vítaminas.
ESCAMAÇÃO NAS PATAS
CAUSAS: Alimentação imprópria ou existência de agentes infecciosos na ave (genético ou dentro do organísmo desta).
SÍNTOMAS: Aparecimento de pequenas que podem ser grandes "escamas", provocando inchaço e muitas dores á ave.
TRATAMENTO: "Eu" utilizo um desinfetante (betadina ou água oxigenada) e de seguida sobre as patas coloco "terricil" que é adquirido na farmácia e muito económico.
PARATÍFOSE
CAUSAS: Morte repentina e fulminante.
SÍNTOMAS: Aave fica num canto da gaíola, asas caídas, penas soltas e respiração ofegante.
TRATAMENTO: Isolar a ave doente, desinfetar todo o canaríl por completo e se possível administrar um antíbiotico pois se não for a tempo;( é o destino).
STRESS
CAUSAS: Sustos, barulhos repentínos no canaríl,etc.
SÍNTOMAS: A ave fica sonolenta, abatída, assustada devído á inabilitação, alimentação imprópria ou excessos de antíbióticos.
TRATAMENTO: Administrar um Anti- Stress em antíbiótico, depoís do tratamento deve-se fornecer vítaminas.
TAXOPLASMOSE
CAUSAS: Doença quase fatal nos filhotes especialmente.
SÍNTOMAS: A ave fica tristonha, fraca, diarreia, esterno muito salíente e o fígado fica inchado.
TRATAMENTO: Se for a tempo dê-lhe um antíbiótico, pois esta doença é quase sempre fatal.
TÍFO
CAUSAS: Transmítida pelas fezes das aves doentes, pela água e por pícadas de mosquitos.
SINTOMAS: Asas caídas, penas soltas e diarreia esverdeada.
TRATAMENTO: Isolar a ave doentee desinfetar a ave com bactericidas, isto é, com um antíbiótico contra bactéria .Ainda assim alguns críadores sugerem o abate da ave doente, pois esta, pode propagar a doença ao resto da colónia.
VARÍOLA
CAUSAS:Bactéria que se desenvolve na ave num período de 1 a 3 semanas, transmítida por parasítas, ínsectos, moscas e pelas aves.
SÍNTOMAS: Queda de pouca plumagem ao redor dos olhos, ás vezes as pálperas engrossam.
Certas partes ganham "furúnculos", sendo estas as maís atíngidas: ápica, bico, faringe e orelha.
TRATAMENTO: Isolar a ave, passar nesta desínfectante e evítar o contato das aves (plantel), com todo o típo de mosquitos. Em caso da ave infectada sobreviver á Varíola fica imune á doença.
Aqui podem ver, várias cores de canários Fife Fancy,resultados do meu plantel e fotos de exposições...
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Doenças dos Canários (Fife Fancy) e como as podemos observar e tratar.
Marcadores:
canários,
canários doentes,
causas e prevenção de doenças,
como prevenir doenças,
doenças nos canários,
doenças nos canários fifes,
passaros doentes,
quais são as doenças nos canários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Avixira2010->1ºclass.Fife Fancy Melânico Nevado nrª20 BZ015
Avixira2010->2ºclass.Fife Fancy Melânico Intensivo nrª146/134/143/13 BZ015
Avixira2010->1ºclass.Fife Fancy Melânico Intensivo nrª73/22/77/18 BZ015
Avixira2010->2ºclass.Fife Fancy Fundo Branco nrª202 BZ015
Videos dos meus Fifes 2009
Videos dos meus FiFes 2009
Videos dos meus Fifes 2009
65ª Campeonato Nacional de Ornitologia - Entroncamento 2010
71ª Exposição Internacional de Reggio Emilia | Itália 2011
Avixira 2010 - 1º Campeonato Ornitológico Internacional C.O.M Vila Franca de Xira
Avisan 2010
INTERNACIONAL AVIXIRA 2011
AVIXIRA 2008
Postagens populares
-
ACASALAMENTO PINTASSILGO X CANÁRIA PINTASSÍLGO E LUGRE OS MEUS HIBRÍDOS
-
DOENÇAS Os Canários, como qualquer ser vivo, estão expostos a doenças; no entanto, se forem bem tratádas não são especialmente sensíveis ...
-
A alimentação dos canários e outras aves mantidas em cativeiro foi sempre um problema difícil a desafiar a argúcia dos criadores, devida pri...
-
11ºExpo-Aves Peniche 8º Avilonga 4ºFestival do Canário de Porte
-
O Canário Fife Fancy, como qualquer outro pássaro ou ser vivo, ingere alimentos para fazer funcionar o seu organismo,isto é: para manter a t...
-
Aqui ficam todos os constituintes das frutas, verduras ou vegetais que os canaricultores fornecem aos seus passarinhos, com maior regularida...
-
Aqui deixo a 2ºpostagem de columbofilia no meu blog, mando a todos os presentes nas fotos um grande abraço, e que haja este convívio por mu...
Postagens populares


Colégio De Juizes De Ornitòfilia

COLÉGIO NACIONAL DE JUÍZES

PT
Clubes/Federaçoes Portuguesas
- Associaçao Ornitologica Do Reguengo
- ASSOCIAÇAO ORNITOLOGICA MADEIRA
- ASSOCIAÇAO ORNITOLOGICA MONTEMORENSE
- Associação de Canaricultores de Vila do Conde
- Associação dos Avicultores de Portugal (AAP)
- Associação Ornitológica de Coimbra
- Associação Ornitológica Douro Litoral
- Associação Ornitófila Cidade de Aveiro
- C.C.O.POVOA DO VARZIM
- C.M.R. MARINHAIS
- Centro de Canaricultura e Ornitologia da Póvoa de Varzim
- Centro Ornitológico do Porto
- Clube de Canários de Postura de Valongo
- Clube de Ornitologia Almadense
- Clube do Canário Arlequim Português (CCAP)
- Clube dos Avicultores do Algarve (CAA)
- Clube Exóticos de Marvão (CEM)
- Clube Independente Ornitologico de Matosinhos
- CLUBE ORNITOLOGICA DE GONDOMAR
- Clube Ornitologico da Figueira Da Foz
- CLUBE ORNITOLOGICO DE BRAGA
- Clube Ornitologico de Caldas da Rainha
- Clube Ornitologico de Peniche
- Clube Ornitológico da Beira Interior (COBI)
- Clube Ornitológico de Aveiras de Cima
- Clube Ornitológico de Coruche (COC)
- Clube Ornitológico de Esmoriz
- Clube Ornitológico de Salvaterra de Magos
- Clube Ornitológico de Setúbal
- Clube Ornitológico de Silves
- Clube Ornitológico de Tondela
- CLUBE ORNITOLÓGICO DE VIALONGA - COV
- Clube Ornitológico do Antuã
- Clube Ornitológico Português
- CLUBE ORNITOLÓGICO SAMORA CORREIA
- Clube Ornitófilo da Beira Litoral
- Clube Ornitófilo Ribatejano
- Clube Português de Canários de Canto (CPCC)
- Clube Português de Exóticos (CPE)
- Gloster Clube de Portugal
- Mosaico Clube de Portugal (MCP)
- Núcleo Ornitológico Telheirense
- Sociedade Portuguesa do Ondulado

EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS

FEDERAÇÕES ORNITOLÓGICAS
- Associació Ornitològica de L'Ebre
- Associação Fife & Border Alemã
- Associação Ornicoltori Pugliesi ITA
- C.O.M. Portugal
- Federación Ornitológica ARGENTINA
- Federação Ornitológica Belga
- Federação Ornitológica Brasileira
- Federação Ornitológica Cultural Desportiva Espanhola
- Federação Ornitológica da Áustria
- Federação Ornitológica do Uruguai
- Federação Ornitológica dos Países Baixos
- Federação Ornitológica Holandesa
- Federação Ornitológica Italiana
- La Federación Ornitológica Catalana
- União Ornitológica Françesa

FEEDJIT
61ºCampeonato Mundial

Aqui estão práticamente todas as doenças que se pode encontrar nas nossas aves e como as devemos tratar e por fim como as podemos observar.
ResponderExcluirObrigado David Silva
David, muito obrigado pelo tempo gasto ao publicar essa lista de doenças e tratamentos.
ResponderExcluirAbracos
Geraldo Lina / Brasil
Abraço amigo Geraldo pela visita ao blog.
ResponderExcluirDavid Silva