Espero que gostem da passarada e do blog :)

domingo, 20 de maio de 2012

SEMENTES vs CANÁRIOS



                                                               SEMENTES nos CANÁRIOS


Depois de falar com alguns criadores que usam esta ou estas sementes, decidi dar aos meus canarios(fife fancy) que adoram.
Gosto de lhes dar produtos ou sementes que os tornem mais saudáveis e vivos, depois tiro as minhas conclusões ou me dou bem ou não dou mal,simples, temos de ter atenção,não pode-mos dar tudo o que nos dizem se não "matamos" as aves.
Pois é, o que vos poço dizer é que são boas sementes, começei a dar na preparação para a criação aos meus canarios e fez-lhes bastante bem, prevenindo-os inclusive.
Existem três sementes que para mim são muito boas para esta fase que é a criação são elas a perilha; a chia e a chicória. Nota: Este ano não dei perilha a tempo inteiro pois entendi que engordava os meus fifes, dando~lhes uma alimentação mais selecionada e misturada, sempre que os meus Fifes(na criação), não têm filhos para alimentar,com vista a nem terem muita nem pouca gordura,apesar dos tratamentos aplicados neles para tal.
Mas não é somente duas ou três sementes que vão fazer milagres no que respeita a ter ou não sucesso na criação destas belas aves..O resto da alimentação que se dá, é muito importante bem como a limpeza em todos os aspetos, entre outros fatores( vitaminicos, desparasitação,instalações,...) que podem ajudar os nossos canários... , o que por vezes traduz o nosso sucesso ou insucesso na criação... 
                                                                                                 
                                                                                                
                                                                                                CHIA


As sementes de chia têm elevados níveis de ómega-3, o que é invulgar no mundo das plantas, segundo a reputada nutricionista australiana Catherine Saxelby, elas são 18% ALA (ácido alfa-linolénico) – a forma vegetal de ómega-3 –, que é aproximadamente a mesma da linhaça. As suas outras potencialidades incluem grandes quantidades de fibras e proteínas e uma variedade de vitaminas e sais minerais, incluindo cálcio, fósforo e ferro.


A chia (Salvia hispanica L.) é uma pequena semente de forma oval (2 mm de comprimento) de cor acastanhada clara e oriunda do México, onde a sua composição especial e as suas propriedades benéficas para a condição física foram detectadas já há centenas de anos. Durante séculos as sementes nutritivas da chia formaram o alimento base dos Índios indígenas do sudoeste da América.
 
Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica é momentaneamente redescoberta pelos nutricionistas e está ganhando rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.
 
A composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém factores anti-nutricionais, factores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem tratamento de calor preliminar. Factores anti-nutricionais são os glicósidos cianogénicos ou linatina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de actuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça de tal modo que os pássaros a ingerem com mais apetite

                                                                                       
                                                                 CHICÓRIA


As sementes de chicória, têm a propriedade alimentar semelhante a do “Cardo”, pois possui notável efeito tónico sobre o organismo das aves e constitui para a redução das consequências da obesidade, determinada por uma alimentação excessivamente rica em sementes oleosas. Esta é uma planta muito apreciada por muitas espécies de aves, nomeadamente Aves silvestres ( Pintassilgos, Lugres, Don fafes entre outras) , os canários também apreciam muito esta planta leitosa.
A chicória é rica em  em vitamina A, cálcio, potássio, magnésio e ferro.



Benefícios para a saúde da chicória:

Em termos de benefícios para a saúde, chicória tem sido aclamado como um purificador do sangue, o chá impregnado de suas folhas é um tônico saudável. Os antigos gregos e romanos estimavam muito a sua utilização, como um estimulante do fígado, e também é encontrada para ser benéfica para o baço e bexiga. Ele pode ser aplicado externamente como uma pasta à base de plantas ou emplastro para aliviar a inflamação e inchaços.Como podem ver para além de fazer bem ás pessoas também faz aos animais, como outras sementes...

                                                                PERILLA       

Perilla (Perilla frutescens)
É conhecida também como "a semente da saúde". Grão rico em extrato etéreo (óleos), principalmente do grupo dos Omega 6 e Omega 3. Importante na promoção de um canto melodioso e uma plumagem exuberante. Seu uso principal é nas misturas para curiós e outros pássaros silvestres, canários e pássaros exóticos. É o melhor grão e o mais importante para os pássaros, seu uso não pode ser excessivo.
LEMBRE-SE DE QUE GRÃOS GORDUROSOS (como a Colza, Linhaça, Níger, Perila, Cânhamo, Nabão...) NÃO DEVEM SER ADMINISTRADOS EM QUANTIDADE EXCESSIVA (principalmente no 
Verão)
É uma semente atualmente muito utilizada na Europa para alimentação de pássaros, as sementes são arredondadas, grandes como as sementes de nabo e colza (2 a 3 mm), são de cor variável indo do cinza ao negro passando pelo marrom avermelhado.

Sementes ricas em proteínas e, particularmente, de um óleo aromático usado pelas populações asiáticas (China, Himalaia, Japão, Rússia etc.) como óleo comestível, estas sementes são agradáveis aos pássaros e, além do valor nutritivo, tem demonstrado conferir uma ótima saúde e bom funcionamento do aparelho digestivo (intestino, em particular).



O óleo confere brilho e elasticidade às penas e provavelmente contém substâncias (a serem individualizadas através de análises laboratoriais) que permitem revigorar, recuperar a saúde e tem também capacidade nutritiva notável.

A perila (que apresenta também a vitamina F) é uma planta oleífera cultivada nos países asiáticos seja com a finalidade alimentar, seja com fins decorativos: de fato, algumas variedades de perila (Perilla frutencens ocymoides, P.f. mankinensis etc) apresentam bonitas folhas coloridas e manchadas de marron-violeta, predominantemente escuro, que dá destaque a outras cores de outras espécies de plantas ornamentais nos jardins.

As sementes de Perilla frutensis são, assim, recomendadas para a alimentação de todos os pássaros granívoros, durante todo o ano, particularmente durante o período de criação dos filhotes no desmame e no período de muda.

Composição química das sementes de perila (segundo Prof. Church):
Água: 5,3% - Proteína 22,6% - Estrat. Nitrogenados 10,6% - Lipídeos 43,2% - Fibras 14% - Cinzas (inclusive cascas) 4,3% - Extrato não azotado 10,6%.


"Para se ter uma ave saudável é necessária uma alimentação equilibrada…"
Oitenta e cinco por cento da imunidade do corpo de todos os animais é realizada pelo intestino.
Existem três vias principais, através dos quais o intestino atua como sistema de defesa: a primeira é mediante a microflora residente, que protege contra invasões bacterianas; a segunda via é pelo fato das células da parede intestinal não absorverem substâncias estranhas, servindo como barreira protetora; e, em terceiro, o sistema imune do intestino é feito de células especializadas que reagem através de uma produção de anticorpos.
A função primária do intestino é absorver água e nutrientes, enquanto o papel específico da microflora residente na digestão é de melhorar a absorção de minerais e influenciar no metabolismo dos lipídios e da glicose, no fígado.
Mudanças na dieta ou nos padrões alimentares, stress, temperatura, medicamentos, vírus, substâncias tóxicas e o uso prolongado de antibióticos podem ter um efeito nocivo no balanço da microflora intestinal, levando as aves ao seu desequilíbrio e tornando-a patogênica.
Excessos de carboidratos na dieta, como amido e açúcares, que fermentam com facilidade, alterando o pH do intestino e propiciando um ambiente que enfraquece a flora normal e, com isso, bactérias patógenas conseguem ter acesso à parede do intestino, culminando com a invasão do organismo da ave.
Assim, para se ter uma ave saudável é necessária uma alimentação balanceada. Ave gorda não é uma ave saudável. Temos que levar em conta que em cativeiro e gaiolas, as aves não têm grande atividade física e o alimento é fornecido de forma constante e em quantidades superestimadas.
O excesso de energia é alojado no organismo da ave como tecido adiposo. Esses acúmulos de gordura podem ter consequências na reprodução e no desencadeamento de doenças.



Fotos:







Boas Criações a Todos.
Cumprimentos: David Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avixira2010->1ºclass.Fife Fancy Melânico Nevado nrª20 BZ015

Avixira2010->2ºclass.Fife Fancy Melânico Intensivo nrª146/134/143/13 BZ015

Avixira2010->1ºclass.Fife Fancy Melânico Intensivo nrª73/22/77/18 BZ015

Avixira2010->2ºclass.Fife Fancy Fundo Branco nrª202 BZ015

Videos dos meus Fifes 2009

Videos dos meus FiFes 2009

Videos dos meus Fifes 2009

65ª Campeonato Nacional de Ornitologia - Entroncamento 2010

71ª Exposição Internacional de Reggio Emilia | Itália 2011

Avixira 2010 - 1º Campeonato Ornitológico Internacional C.O.M Vila Franca de Xira

Avisan 2010

INTERNACIONAL AVIXIRA 2011

AVIXIRA 2008

Postagens populares



F.O.N.P.

C.O.M.

C.O.M.P

F.P.O.

F.O.P.

F.O.I

FOCDE

F.O.B

Colégio De Juizes De Ornitòfilia

Colégio De Juizes De Ornitòfilia

COLÉGIO NACIONAL DE JUÍZES

COLÉGIO NACIONAL DE JUÍZES

Arlequim Portugues

Mosaico Clube de Portugal

Gloster Clube de Portugal

ITA

BORDER and FIFE Club Deutschland

SOCIEDADE PORTUGUESA DO ONDULADO


avesdeportugal.info

Produtos para Canários...




FEEDJIT

63ºCAMPEONATO MUNDIAL

62ºCAMPEONATO MUNDIAL

61ºCampeonato Mundial

61ºCampeonato Mundial

60ºCAMPEONATO MUNDIAL

59ºCAMPEONATO MUNDIAL

58ºCAMPEONATO MUNDIAL

58ºCAMPEONATO MUNDIAL DE ORNITOLOGIA- MATOSINHOS 2010

57ºCAMPEONATO MUNDIAL