Espero que gostem da passarada e do blog :)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Conselhos sobre Alimentação e Cuidados básicos a ter com os canários (Fife Fancy)

O Canário Fife Fancy, como qualquer outro pássaro ou ser vivo, ingere alimentos para fazer funcionar o seu organismo,isto é: para manter a temperatura do corpo,fazer o metabolismo funcionar, repor tecidos, trocar penas, movimentar-se, reproduzir-se,etc,etc,etc.
Os Fifes como todos os canários são pássaros granívoros e, portanto, as sementes representam a parte maís importante da sua díeta, que deve ser complementada por uma ração, antigamente chamada de "farinhada". Juntos sementes e ração, devem prover e adequar os alimentos fornecidos ás diferentes necessidades dos nossos pássaros.
A composição e o balanceamento de mistura de sementes é necessário ajustar-se consoante as diferentes fases de vida dos nossos passarinhos.


ALIMENTAÇÃO X FASES DA VIDA


Como todos os seres vivos, as necessidade de alimentos varia em função: das fases da vida, da temperatura ambiente e do clima em que os canários vivem.Se estão em muda- a troca de penas é um processo extremamente penoso e crítico para os pássaros, exigingo elementos nutrítivos especiais.- suas necessidades são diferentes, por exemplo, da pós-muda, quando estão aguardando a nova época de criação (exercitando-se nas voadeiras, cantando, brigando uns com os outros).
Durante a reprodução as crias exigem muito das progenitoras (mães), fazendo com que estas stressem e fiquem maís vulneráveis ás doenças oportunistas.
De modo simples pode-mos dividir em três fases, em que os canários têm necessidades de alimentaçâo distintas isto é :-Reprodução, -Periodo da muda e -Periodo de repouso.


Aqui deixo umas dicas sobre a Alimentação e "Bem-Estar"dos Fifes e de muitas raças(canários).














Niger (Guizotia abyssinica)

Grão rico em extrato etéreo e proteínas. Devido á sua excelente palatabilidade, este grão é muito apreciado por díferentes tipos de pássaros.
Seu uso principal é nas misturas para canários; exóticos, silvestres e periquitos.













Parrilha Branca (Perilla frutescens)

É conhecida também como a semente da "Saúde", riaca em extrato etéreo principalmente Omega 6 e 3. É importante na promoção de um canto melodioso e de uma plumagem exuberante é ainda um dos grãos maís importantes para os pássaros, seu uso não pode ser excessivo.
Seu uso principal é nas místuras para canários; exóticos; silvestres e curiós.













Parrilha Café (Perilla frutescens)

É conhecida também como a semente da "Saúde" , rica em extrato etéreo principalmente Omega 6 e 3. É importante na promoção de um canto melodioso e de uma plumagem exuberante é ainda um dos grãos mais importante para os pássaros , seu uso não pode ser excessivo.
Seu uso principal é nas misturas para canários; exóticos; silvestres e curiós.













Colza (Brassica rapa)

Grão rico em proteina e extrato etéreo (óleos), de sabor um pouco amargo; sendo um dos grãos maís importantes numa místura para canários, pois o seu elevado teor de extrato etéreo promove uma excelente saúde e um canto melodioso.
Atenção se for usado em demasia pode levar á adiposidade (doença no fígado).
Esta Foto da Colza se refere á Colza fresca, geralmente as que são vendidas em lojas comuns são pretas e não azuladas como as da foto que também servem para a alimentação de pássaros canoros, só que não possuem as mesmas propriedades nutrítivas.
Seu uso principal é nas místuras para canários; exóticos e silvestres.













Aveia sem casca(Avena Sativa)

Grão rico em carboidratos, de ótima palatabilidade e digestibilidade, é portanto ingerida com muito gosto e facilidade por pássaros no ninho.Em quantidades demasiadas pode levar ao acumulo de gordura (principalmente nos canários).
Seu uso principal é nas misturas para canários; exóticos; silvestres; periquitos e papagaios.













Cânhamo (Cannabis Sativa)

Grão inativo da planta Cannabis Sativa, é rico em extrato etéreo (óleos) e proteinas .
Contém THC, que estimula o interesse sexual nos pássaros. Deve-se ter cuidado para que não haja exageros na quantidade de cânhamo oferecida aos pássaros ; para evitar-se uma constipação ou excitação dos animais.
Este é um dos melhores grãos para qualquer pássaro, porém o seu uso(principalmente no Verão) nunca pode ser excessivo.
Seu uso principal é nas misturas para canários, exóticos, silvestres; periquitos e papagaios.













Linhaça (Linum usitatissimum)

Grão da planta do linho. é rico em proteínas e em extrato etéreo(óleos), principalmente do grupo Omega 3, essencial para uma excelente plumagem. Este grão possui ainda propriedades terapêuticas (melhorando o trânsito do bolo alimentar no tubo digestivo e contribuindo para uma melhor digestão).
Seu uso principal é nas misturas para canários; exóticos; silvestres e periquitos.













Alpista limpa e polida (phalaris canariensis)

Grão rico em carboidratos , em português conhecido por hidratos de carbono. Ao contrário do que o seu nome em inglês sugere "Canaryseed" este grão não é usado somente para canários, sendo utilizado na maioria das misturas de grãos para pássaros tais como: exóticos ; silvestres; periquitos.

NOTA: Lembrem-se que os grãos gordurosos( como a Colza, Linhaça, Níger, Parrilha, Cânhamo, Nabão), não devem ser administrados em quantidade excessiva (principalmente no verão).

-Aqui quero realçar a importância nos pássaros das:PROTEINAS X CARBOIDRATOS X LIPÍDEOS

PROTEÍNAS- são compostos nitrogenado, absolutamente necessários aos processos metabólicos: de crescimento: reposição de tecidos: formação de matéria prima: esqueleto: muda de penas,etc.
Suas necessidades em periodos de reprodução são críticas para o sucesso da criação.

CARBOIDRATOS- são os provedores de energia para o organismo, sendo necessários para prover calor, fazer funcionar o organismo, enfim, é o combustivel da máquina chamada Canário.

LIPÍDEOS- são as gorduras (extrato etéreo).São compostos com alta carga de energia(+ que os carboidratos), é também em forma de gordura que as aves e outros animais armazenam energia no corpo para atender ás situações de carência alimentar.

NOTA: Os canários para estarem bem nutridos devem ser alimentados com uma ração balanceada mais as vitaminas essenciais.


Aqui dou a conhecer as vitaminas maís importantes para os canários e que para mim são fundamentais.
Existe uma preocupação dos criadores em proporcionar aos seus canários uma alimentação acompanhada de vitaminas e todos procuram um "remédio" que os conduza a criações saudáveis com elevado número de filhotes. Aqui expecifico o porquê das vitaminas:

VITAMINA A: Essencial para o crescimento da ave, actuando sobre a audição;o equilibrio e visão da ave. Encontra-se nas verduras; casca de maçã,cenoura; gema de ovo e no óleo de figado de bacalhau.

VITAMINA B: Actua no sistema nervoso; previne doenças no fígado,rins e coração. Encontra-se na levedura de cerveja; trigo; cascas de sementes; verduras; gema de ovo e no tomate.

VITAMINA B1:Actua no desenvolvimento muscular, sistema nervoso; postura e desenvolvimento do embrião. Encontra-se na maçã e gema de ovo.

VITAMINA B2:Actua nos ovos, dando maior fertilidade; crescimento dos filhotes e no sistema nervoso. Sua ausência pode causar raquitismo e peso baixo. Encontra-se na alpista; gema de ovo; leite; óleo de figado de bacalhau.

VITAMINA B3: Fortifica e mantém a textura da pena.Encontra-se na gema de ovo e sementes.

VITAMINA B6:Actua sobre o fígado; sistema nervoso; crescimento e sobre a pena.Encontra-se nos cereais; almeirão e gema de ovo.

VITAMINA B12:Necessária ao crescimento e nascimento dos filhotes. Encontra-se nos complexos vitamínicos como:complexo B; farinha de peixe; vitamina A; Daiamineral; gerval em pó e Terragran.

VITAMINA C:Previne as doenças infeciosas do sistema respiratório.Encontra-se nas frutas frescas e nos alimentos verdes.

VITAMINA D:Actua na boa formação óssea e combate o raquitismo.Encontra-se na natureza através dos raios solares; óleo de figado de bacalhau; gema de ovo e verduras.

VITAMINA E:Actua na reprodução, ajudando na boa fecundação dos ovo. Encontra-se no óleo de germe de trigo; gema de ovo e verduras.

VITAMINA CÁLCIO:Um forte componente para a formação e reforço do esqueleto reprodutor das fêmeas. Encontra-se no osso moído;farinha de ostra e nos ossos de peixe.

COBALTO E COBRE: São minerais que actuam como catalizadores no organismo das aves, devendo serem empregados junto com as vitaminas.
CLORETO DE SÓDIO: Possibilita aos glóbulos vermelhos a sua função de portadores de oxigénio e permite a dupla decomposição mediante a qual o organismo separa os saís de potássio.

Um comentário:

  1. Esta postagem contêm dicas para a alimentação; vitaminas entre outros aspectos que acho importantes para o bem-estar de qualquer raça de canários, incluindo os "Fifes"

    ABRAÇO.

    David Silva

    ResponderExcluir

Recent Posts

Avixira2010->1ºclass.Fife Fancy Melânico Nevado nrª20 BZ015

Avixira2010->2ºclass.Fife Fancy Melânico Intensivo nrª146/134/143/13 BZ015

Avixira2010->1ºclass.Fife Fancy Melânico Intensivo nrª73/22/77/18 BZ015

Avixira2010->2ºclass.Fife Fancy Fundo Branco nrª202 BZ015

Videos dos meus Fifes 2009

Videos dos meus FiFes 2009

Videos dos meus Fifes 2009

65ª Campeonato Nacional de Ornitologia - Entroncamento 2010

71ª Exposição Internacional de Reggio Emilia | Itália 2011

Avixira 2010 - 1º Campeonato Ornitológico Internacional C.O.M Vila Franca de Xira

Avisan 2010

INTERNACIONAL AVIXIRA 2011

AVIXIRA 2008

Postagens populares

F.O.N.P.

C.O.M.

C.O.M.P

F.P.O.

F.O.P.

F.O.I

FOCDE

F.O.B

Colégio De Juizes De Ornitòfilia

Colégio De Juizes De Ornitòfilia

COLÉGIO NACIONAL DE JUÍZES

COLÉGIO NACIONAL DE JUÍZES

Arlequim Portugues

Mosaico Clube de Portugal

Gloster Clube de Portugal

ITA

BORDER and FIFE Club Deutschland

SOCIEDADE PORTUGUESA DO ONDULADO


avesdeportugal.info

Produtos para Canários...

FEEDJIT

63ºCAMPEONATO MUNDIAL

62ºCAMPEONATO MUNDIAL

61ºCampeonato Mundial

61ºCampeonato Mundial

60ºCAMPEONATO MUNDIAL

59ºCAMPEONATO MUNDIAL

58ºCAMPEONATO MUNDIAL

58ºCAMPEONATO MUNDIAL DE ORNITOLOGIA- MATOSINHOS 2010

57ºCAMPEONATO MUNDIAL